05 fev
Nhoque de batata-doce com espinafre sem lactote

Se você valoriza uma alimentação saudável e busca sempre refeições nutritivas para seu dia-a-dia, esse nhoque de batata doce com espinafre sem lactose é uma ótima opção.

É um receita simples, muito fácil de fazer, porém não tão comum, já que utilizamos nela a batata-doce para a base da massa, diferente do nhoque tradicional italiano que utiliza a batata inglesa ou a mandioca.

Ingredientes para o Nhoque de batata-doce com espinafre

  • 3 xícaras cheias de folhas de espinafre;
  • 500 gramas de batata-doce cozida;
  • 4 colheres de leite zero lactose Shefa;
  • 200 gramas de farinha de trigo (para uma receita ainda mais nutritiva, você pode trocar pela farinha de arroz ou de aveia);
  • 1 ovo;
  • Sal e temperos à gosto;

Modo de preparo

Comece amassando as batatas já cozidas em um refratário grande e reserve.

Em uma panela, coloque água e leve ao fogo em 180 graus, assim que a água levantar fervura, coloque as folhas de espinafre e deixe por 3 minutos.

Enquanto isso, prepare um recipiente água e gelo e assim que terminar os 3 minutos, escorra bem o espinafre e os coloque no recipiente com essa água gelada.

Assim que as folhas de espinafres estiverem geladas, escorra-os e os aperte bem para eliminar o máximo de água que for possível. Você pode ainda colocar as folhas de espinafre em um papel toalha e apertar para ajudar a deixá-las bem sequinhas.

Coloque no liquidificador o ovo e as folhas de espinafre e bata até se misturarem completamente, formando uma espécie de creme.

Em uma panela, em fogo baixo, coloque a farinha e refogue por 5 minutos, mexendo sem parar. Desligue o fogo e reserve.

Pegue o refratário com as batatas já cozidas e amassadas, coloque as 4 colheres de leite zero lactose Shefa, adicione o sal e os temperos à seu gosto e o creme de espinafre que você bateu no liquidificador.

Mexa e aos poucos vá adicionando a farinha que já estará fria. Você fará isso até a massa ficar no ponto em que seja possível moldar com a mão, sem que a massa grude.

Quando a massa chegar “ao ponto” desejado, faça rolinhos aproximadamente na largura de um dedo e corte os nhoques. Faça isso até terminar a massa toda e vá colocando os nhoques em uma forma enfarinhada.

Pegue uma panela, coloque água e sal e leve ao fogo. Assim que a água levantar fervura, coloque os nhoques (não coloque muito por vez). Assim que eles subirem para a superfície da água, significa que eles estarão prontos.

Vá retirando-os e colocando-os em um recipiente com água e gelo para parar o cozimento. Depois escorra-os e eles estarão prontos para levá-los ao fogo novamente, mas dessa vez com seu molho preferido, apenas por poucos minutos. E seus nhoques estarão prontos!

Se preferir, você pode também levá-los com manteiga ghee, alho e temperos em uma frigideira e cobrir com o molho de sua preferência. Seja molho vermelho, branco ou até molho pesto.

Agora é só saborear! Toque de Shefa, porque onde tem praticidade e sabor, tem Shefa!

Para seu dia a dia, o melhor!
www.shefa.com.br